Treinamento Funcional

Uma revisão bibliográfica

Capacidade funcional é a capacidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência. A independência funcional requer força muscular, equilíbrio, resistência cardiovascular e também motivação. A falta de atividade física e o envelhecimento são dois fatores que favorecem a deterioração de vários sistemas e qualidades físicas, diminuindo a capacidade funcional do corpo humano. Por isso, a prática de exercícios que possam manter ou recuperar a capacidade funcional é fundamental para todo ser humano independentemente da fase da vida em que este se encontra.

Com o decorrer do tempo as reduções na força e massa muscular se refletem na capacidade funcional dos indivíduos. O treinamento de exercícios contra resistência faz com que ocorra aumento de força e massa muscular. A literatura científica mostra evidências de que os exercícios resistidos podem ser utilizados tanto para ganhos como para a manutenção da massa corporal magra em todas as faixas etárias.

A musculação vem ganhando cada vez mais adeptos para melhorar a performance e prevenir lesões em corredores. Todavia, alguns estudos estão sugerindo que é preciso ir um pouco além dos pesos e dos aparelhos. O treinamento funcional vem sendo citado como mais eficaz tanto para melhorar o rendimento como para diminuir o risco de lesões em corredores, profissionais ou não.

O treinamento funcional resgata a capacidade funcional de um homem moderno, independente do seu nível de condição física e das atividades que realiza. Todas as capacidades físicas – equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência – são trabalhadas de forma integrada através do envolvimento da propriocepção (sensação mediada por receptores localizados na pele e nos músculos, tendões, ligamentos e cápsulas articulares).

O treinamento funcional representa uma nova forma de condicionamento físico, guiada pelas leis básicas do treinamento, sustentada cientificamente através de pesquisas e referências bibliográficas em todos os seus pontos principais e principalmente, testada extensivamente na sala de treinamento, onde foi possível determinar suas linhas básicas.

O treinamento funcional leva à todos os indivíduos praticantes de atividade física o que a ciência e os preparadores físicos há muito sabem sobre a fisiologia, biomecânica e treinamento. O treinamento funcional vê seus usuários como atletas. Já foi dito que atletas normais preparam-se com métodos de treinamento convencionais; enquanto atletas excepcionais preparam-se com métodos de treinamento excepcionais. É exatamente isso que o treinamento funcional pretende: dar a todos os usuários, atletas ou não, a condição de atingir seus objetivos.

O uso do treinamento funcional exige a supervisão direta de um profissional habilitado e de uma base razoável de treinamento com musculação. É um método altamente complexo, desafiador e por isso muito extenuante principalmente nas primeiras sessões.

Benefícios deste tipo de treinamento: melhora da postura, melhora do equilíbrio muscular, melhora do desempenho nos esportes, controle do peso corporal, diminuição de ocorrências de lesões, melhora na eficiência dos movimentos, maior estabilidade da coluna vertebral, melhora do equilíbrio estático e dinâmico, desenvolvimento da consciência sinestésica (sensação do movimento) e melhora das qualidades físicas com equilíbrio, força, coordenação motora, resistência central e periférica (cardiovascular e muscular), lateralidade, flexibilidade e propriocepção.


As Principais Características do Treinamento Funcional:

  • Transferência
    Quanto maior a especificidade e a semelhança do treino com a atividade, maior será a transferência dos ganhos do treino para essa mesma atividade.
  • Estabilização
    A instabilidade "recruta" os músculos estabilizadores do joelho, tornozelo, quadril e, principalmente, da coluna (core). O Treinamento Funcional usa quantidades controladas de instabilidade para estimular o sistema proprioceptivo e a capacidade de reação.
  • Desenvolvimento dos Padrões de Movimentos Primários
    O cérebro guarda alguns movimentos-chave que podem ser facilmente "acessados" e modificados quando executamos com a mesma velocidade e amplitude.
  • Desenvolvimento dos Fundamentos dos Movimentos Básicos
    O Treinamento Funcional trabalha os quatro tipos básicos de habilidades: locomotora, estabilização, manipulação e a de consciência de movimento. Qualquer movimento complexo executado nos esportes ou nas atividades diárias é uma combinação desses movimentos básicos.
  • Desenvolvimento da Sinergia Muscular
    Ao envolver todo o corpo na execução de um exercício, o Treinamento Funcional faz com que vários músculos e articulações trabalhem juntos, de forma coordenada e sinérgica.
  • Desenvolvimento das Habilidades Biomotoras Fundamentais
    Força, equilíbrio, resistência, coordenação, flexibilidade e velocidade – de acordo com o grau de participação de cada uma delas no esporte ou atividade específica e de acordo com a fase de treinamento.
  • Aprimoramento da Postura
    O Treinamento Funcional trabalha tanto a postura estática (posição em que o movimento começa e termina) quanto a postura dinâmica (capacidade do corpo de manter o eixo de rotação durante todo o movimento).
  • Atividades em "Ground Base" (com os pés no chão)
    Os exercícios "ground base" utilizados no Treinamento Funcional são mais parecidos que os movimentos que executamos nos esportes e nas atividades diárias, possibilitam aplicação de uma força maior do que nos exercícios de cadeia aberta e trabalham todo o sistema neuromuscular e a habilidade do corpo estabilizar as articulações durante o movimento.
  • Exercícios multi-articulares
    (que desenvolvem tanto a capacidade de estabilização quanto a coordenação intramuscular) e multiplanares (que envolvem movimentos das articulações nos três planos). Exercícios que utilizam apoios dos pés ou das mãos.

O que é Core

Estrutura é a palavra-chave. São os músculos que rodeiam e estabilizam o tronco (MMII / MMSS). Musculatura envolvida reto abdominal, oblíquos, transverso e quadril. É preciso compreender que o corpo tem um centro gravitacional, onde se originam todos os movimentos. Os músculos associados a este centro gravitacional sustentam a coluna, os órgãos internos e a postura, formando um cilindro da estabilidade ao redor da cintura, também chamado de CORE. O controle destes músculos resulta em cintura e abdômen mais definidos, melhora considerável do funcionamento dos órgãos internos e postura mais correta e forte, pois quanto mais fortes os músculos do CORE, mais eficientes são os seus movimentos.


Referências

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